quinta-feira, 30 de maio de 2013

ESTOJO PORTA-COISAS COM PET

É possível reaproveitar materiais antigos ou fazer novos utensílios a partir de resíduos, como o estojo de garrafa PET.
Esta dica foi dada no site francês Monsieur Récup (feita também pela designer Zitta Schnitt) e é aplicável em dois tipos de produção: porta-treco ou estojo para canetas e lápis. Para o portas-treco serão necessárias duas garrafas, que podem ser de dois litros, mas para o estojo, que necessitará apenas de uma garrafa, é melhor que seja uma de 600ml.
O primeiro passo consiste na higienização. Portanto, lave bem as garrafas e deixe-as secando. Feito isso, meça três centímetros acima do fundo da garrafa e corte. Isso deve ser feito para o porta-treco e também para o estojo. A diferença é que para o primeiro, serão usados os fundos de duas garrafas iguais, cortados na mesma medida. Para o segundo será usado o fundo com três centímetros de uma garrafa e o corpo, com somente o gargalo cortado de outra. Para entender melhor os cortes, veja as imagens na galeria de fotos.

 
 
 
 
 
 
 

 
Depois que as garrafas estiverem cortadas é necessário fixar o zíper. Para isso existem duas opções: ele pode ser colado do lado de fora da garrafa ou pode ser costurado, dessa maneira ele terá maior durabilidade. Para fazer a costura é preciso fazer a sequência de furos na garrafa, que será por onde a linha passará. Portanto, esquente uma agulha e fure o plástico, costurando cada uma das partes do zíper em um dos pedaços da garrafa e o trabalho está finalizado.
É possível pintar ou escrever no plástico para personalizá-lo, mas isso varia de acordo com o gosto de quem irá utilizar o estojo e o porta-treco.

Fonte: Ciclo Vivo
 


quarta-feira, 29 de maio de 2013

MODELO DE GINCANA PARA FESTA JUNINA

GINCANA  JUNINA

♫Em cada turno haverá 4 equipes: VerdeAmarela,  Azul  e  Vermelha.
♫Cada equipe usará faixas coloridas na cabeça para representar sua marca.
♫Todos os dias os alunos irão se pintar e caracterizar de acordo a temática.
 1º Dia - (Sábado) Abertura
TAREFA: Iniciaremos a nossa Gincana Junina com a BRINCADEIRA DA FORCA com palavras juninas, assim esquentaremos a fogueira da alegria! Todos os alunos (Matutino e Vespertino) juntos, numa alegria só!
PONTUAÇÃO: Essa Brincadeira não contará ponto, será apenas diversão!
 2º Dia - (Terça-feira)
1ª TAREFA: Cada equipe deverá produzir o maior número de BANDEIROLAS possível, colocar no barbante para enfeitar a escola.
PONTUAÇÃO: Cada Bandeirola vale 1 ponto
2ª  TAREFA: KARAOKÊ, cada equipe deverá ensaiar para apresentação de uma música de forró (solo,dupla ou grupo). A melhor apresentação ganha a prova.
PONTUAÇÃO: Participação:10 pontos
                              Melhor Apresentação: 30 pontos
3ª  TAREFA: Todas as equipes deverão trazer de casa o maior número de ROLO (INTERNO) DE PAPEL HIGIÊNICO. A equipe que trouxer mais rolos ganhará a prova.
PONTUAÇÃO: Participação:10 pontos
                              Vencedor: 10 pontos


3º Dia – (Quarta-feira)
 4ª TAREFA: Com os rolos de papel higiênico, fazer BOMBAS  ORNAMENTAIS.  A equipe ganhará de acordo com a quantidade de bombas enfeitadas.
PONTUAÇÃO:Participação: 10 pontos
                              Vencedor: Cada Bomba vale 1 ponto
 5ª TAREFA: CORRIDA  DO  OVO  NA COLHER, cada componente das equipes farão revezamento, a equipe que terminar primeiro ganha a prova.
PONTUAÇÃO:Participação: 10 pontos
                              Vencedor: 20 pontos
 6ª TAREFA: Os componentes das equipes irão fazer a  DANÇA DA  LARANJA. Cada dupla dançando com a laranja na testa. A última dupla ganha a prova e marca pontos para a equipe.
PONTUAÇÃO:Participação: 10 pontos
                              Vencedor: 20 pontos
 7ª TAREFA: Cada equipe deverá trazer de casa, quilos de  ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS,  a equipe que trouxer mais  alimentos  ganhará a prova.
PONTUAÇÃO: Participação: 10 pontos
                              Vencedor: 30 pontos
 4º Dia - (Quinta-feira)
 8ª TAREFA: Construir um CARTAZ com o maior número de palavras juninas possível, feitas de (letras, sílabas ou palavras) recortadas de revistas. Cada equipe receberá uma cartolina e várias revistas para a construção dos cartazes. Cada palavra junina vale 1 ponto.
PONTUAÇÃO: Participação: 20 pontos
                             Cada  palavra junina 1 ponto
 9ª TAREFA: PESCARIA.  Cada componente terá a chance de pescar. Cada peixe tem um valor específico,escrito no verso. Para cada peixe pescado será somado os pontos que serãoacrescentados aos já obtidos. Cada palavra junina vale 1 ponto.
PONTUAÇÃO:Participação: 10 pontos
                             Cada peixe tem um valor específico
 10ª TAREFA: CORRIDA  DO SACO, cada componente se revezará com o colega a cada rodada. Ao final, a equipe que chegar primeiro, ganha a prova.
PONTUAÇÃO: Participação: 10 pontos
                             Vencedor: 20 pontos
 5º Dia - (Sexta-feira)
 11ª TAREFA: Construção de um MURAL  JUNINO, cada equipe receberá materiais diversos (papel, tecido, plástico, tesoura, cola, gliter, pó de serra...) para a produção de um CENÁRIO  JUNINO
PONTUAÇÃO:Participação: 20 pontos
                              Mais bonito: 30 pontos (julgado pelas professoras)
 12ª TAREFA: BOLA NA  BARRIGA, cada equipe formará duplas para pocar as bolas que estarão enter os dois. A equipe que terminar primeiro com todas as duplas, ganha a prova.
PONTUAÇÃO:Participação: 10 pontos
                              Vencedor: 10 pontos
 13ª TAREFA: QUEBRA-POTE,cada equipe terá a oportunidade de tentar quebrar o pote. Cada rodada um representante de cada equipe participará, aquele que conseguir quebrar, ganha aprova.
PONTUAÇÃO: Participação: 10 pontos
                              Vencedor: 50 pontos
 6º Dia - (Sábado)
  
14ª TAREFA: BINGO DE PALAVRAS JUNINAS. Cada componente receberá uma cartela com palavras juninas diversas, a professora sorteará as palavras e os alunos irão marcando nas cartelas. Aquele que pontuar toda a cartela fará BINGO! Ganha a equipe que o vencedor fizer parte!
PONTUAÇÃO:Participação: 10 pontos
                             Vencedor: 30 pontos
 15ª TAREFA: QUADRILHA  JUNINA.  As equipes farão a quadrilha junina com os componentes, cada uma equipe será responsável pelos passos, falas e encenação.
PONTUAÇÃO: Participação: 10 pontos
                             Vencedor: 30 pontos
 CONTAGEM  DE  PONTOS: Faremos a contagem de pontos de forma cautelosa, passo a passo, a fim de averiguar coletivamente os vencedores de 1º, 2º, 3º e 4º lugares.
 PREMIAÇÃO:
1º  LUGAR:
1 Brinquedo
1 lápis
1 caneta
1fruta
1 Fogueira de lembrancinha da Gincana
 2º  LUGAR:
1 lápis
1 caneta
1 fruta
1 Fogueira de lembrancinha da Gincana
 3º  LUGAR:
1 lápis
1 fruta
1 Fogueira de lembrancinha da Gincana
 4º  LUGAR:
1 fruta
1 Fogueira de lembrancinha da Gincana
PREMIAÇÃO  EXTRA:
 1  Balaio Junino (Sorteio entre os componentes da equipe vencedora! Esse Balaio será montado a partir dos alimentos que as equipes trouxeram na 7ª tarefa).

GALERA,  USEM  E  ABUSEM!
BOA  GINCANA  PARA  VOCÊS  TAMBÉM!!!!

FESTA JUNINA ECOLÓGICA !!!

Nada de cai,cai, balão! Nada de pular a fogueira


Mês de junho é realmente agitado! Traz a consciência da semana do meio ambiente,  o romance dos namorados, os dias gelados do Inverno…e as deliciosas festas juninas, que com o passar do tempo conseguiram se adaptar a novos conceitos.
Embora as comemorações do mês conservem certas tradições, como o calor das pessoas, o sabor dos pratos típicos e  o bom humor das músicas, foi a época do cai,cai balão, de pular a fogueira! Festa Junina hoje é sustentável e mais colaborativa do que nunca! Por isso, hoje a gente vai sugerir uma nova forma de festejar em casa, sem poluir o meio ambiente e evitando o desperdício.
Decoração:
Bandeirinhas não podem faltar, certo? Ela dão vida, movimento e trazem as melhores recordações da infância. Ao invés de utilizar os papéis de seda coloridos, que tal resgatar jornais e revistas e tirar deles o material para os enfeites? A solução é econômica e ecológica porque dá nova utilidade a coisas que você já tem em casa!


VÉSPERA DE FERIADO

Hoje véspera de feriado, um ótimo dia de paz, alegrias e felicidade.
Não coloque sua felicidade nas mãos de alguém.
Ela é sua e se você ficar sem Jesus vai  ficar sem também...
Luciana Meira

segunda-feira, 27 de maio de 2013

TRABALHANDO COM E.V.A.

O artesanato é uma das principais fontes de renda de pessoas que trabalham por conta própria em suas casas. São vários os materiais e também os tipos de peças que podem ser criados. Para quem está pensando em começar a trabalhar com artesanato para vender, é interessante conhecer mais sobre os principais materiais utilizados.
Veja as nossas dicas de como trabalhar com EVA e criar lindas peças para vender ou mesmo, para decorar a sua casa.

Por que Trabalhar com EVA?

Além da grande variedade de possibilidades que esse material oferece para o artesão, também vale dizer que se trata de um tipo de material atóxico e muito fácil de utilizar, até mesmo para quem não tem hábito de fazer peças artesanais.
Aproveite também que existe uma grande variedade de cores e texturas (aplicações nas folhas de EVA) que garantem um efeito super legal nas suas peças.

Dica de Como Preparar o EVA


Quando estamos trabalhando com EVA, é importante não façamos os moldes dos desenhos que serão criados com o material diretamente na folha de EVA. Escolha folhas mais firmes como cartolinas, por exemplo, para desenhar a figura que se deseja recortar na página do EVA.

Fazendo o Repasse

O repasse é a técnica utilizada para que o desenho feito na cartolina vá para a folha de EVA, permitindo a você prosseguir com o seu trabalho.

Passo 1

Faça o desenho do que você deseja reproduzir no EVA, na folha de cartolina.
Dica: Se você pretende criar um personagem que terá detalhes de folhas diferentes de EVA ou mesmo será feito com sobreposições, é interessante fazer o desenho separado em camadas. Por exemplo, quando for desenhar um cachorro de EVA, faça o corpo separado dos olhos e focinho.

Passo 2

Copie o desenho da cartolina com uma folha de papel vegetal. Nas costas do desenho realizado no papel vegetal, risque com o lápis 6B. Essa “pintura” feita com o lápis permitirá a você decalcar o desenho no EVA.

Passo 3

Coloque o papel vegetal (com a parte pintada a lápis sobre a folha) em cima da folha de EVA estendida.
Dica: Prenda as extremidades da folha de EVA com uma fita crepe e sobre ela, também cole o papel vegetal com a ajuda da fita crepe.
Com um lápis, contorne o desenho de forma que o lápis atrás do papel vegetal passe os traços para o EVA.
Dica: Para evitar sujeiras de lápis no seu papel EVA, pode ser legal pintar com o lápis a parte do desenho no papel vegetal. Se você fizer isso, poderá colocar essa parte em contato com o EVA e assim contornar as costas da folha. O desenho será reproduzido ao contrário e você poderá fazer isso na parte de trás do seu EVA.

Passo 4

Corte as figuras no EVA de forma que possa, em seguida, trabalha-las da forma que desejar.
Dica: No caso de preferir fazer o repasse direto na parte da frente da folha, você pode lavar o EVA com detergente para retirar as marcações a lápis.

Dica de Como Cortar o EVA

 

O corte realizado no EVA é tão importante quanto o repasse correto do seu desenho. O principal instrumento utilizado para recortar essa folha é o estilete. Em geral ele é o mais indicado para o corte reto de grandes áreas no EVA.
Para evitar problemas, tenha a certeza de que a bancada em que está trabalhando está segura de possíveis cortes do estilete. Uma boa dica é utilizar uma placa de Duratex, pois elas evitam que sejam feitos cortes do estilete na sua bancada.
Já para garantir que os cortes fiquem mais retos, é interessante contar com a ajuda de uma régua ou molde para servir de guia. Porém, se você quer recortar áreas pequenas e lisas, a melhor opção ainda é a tesoura. Para evitar aquelas pontas mal cortadas nas arestas, é  necessário passar uma lixa para deixar o contorno mais suave.
Também é possível fazer o corte do EVA com furadores. Estes equipamentos são encontrados em papelarias e lojas de material para artesanato. Alguns desses furadores cortam em formas divertidas como de animais ou flores, por exemplo. Escolha os seus favoritos e mãos a obra no EVA.

Dica de Como Colar o EVA

Geralmente, os trabalhos feitos com EVA precisam ser colados em outros pedaços de EVA ou mesmo junto a outros tipos de materiais. Existem dois tipos de cola que são utilizados para colar esse tipo de material. Para escolher a melhor opção para as suas peças artesanais, leia mais sobre cada uma delas.

Cola Quente

A cola quente tem a grande vantagem de ser aplicada com a ajuda de uma pistola, que torna bem mais preciso o procedimento de aplicar o produto. Porém, é necessário que você tenha cuidado com a temperatura da cola quente e também para que ela não entre em contato com a sua pele ou roupas.
Dica: Para evitar que a cola quente deixe aqueles fios sobre a peça, é importante que você pressione a ponta da pistola antes retirá-lo de cima da peça.

Cola de Contato

 

Esse tipo de cola é bastante utilizado para fazer trabalhos com EVA. Porém, se prepare para o forte odor que ela possui. Para evitar o odor desagradável, a dica é trabalhar com o uso de uma máscara. A aplicação deve ser feita com a ajuda de um pincel e tome cuidado para passar bem pouco, pois apenas uma pequena quantidade é o necessário.
Antes de unir as duas partes com a cola de contato, é interessante deixar secar um pouco. Quando você está trabalhando com pedaços menores como um tipo de mosaico, é interessante que você passe a cola num pedaço maior e com a ajuda desse pedaço, aplique a cola nos outros menores.
Faça esse processo para todos os pedaços e vá colocando nos seus devidos lugares. Espere até seque para ter certeza de que estão bem fixos. Porém, quando for colar, o faça com segurança, pois trata-se de uma cola definitiva e que não poderá ser solta. Tenha o cuidado de guardar essa cola longe do contato de crianças.


 

A borracha EVA, o Etil Vinil Acetato !

Dicas de como trabalhar

 

Para riscar:

Utilize um lápis de ponta fina ou agulha sem ponta (Tapestry 13), passando-o bem de leve. Pode-se fazer um molde em cartolina ou EVA. Para sua limpeza utilize detergente neutro para lavar louças.

Para cortar:

Utilize preferencialmente o estilete e régua ou molde como guia. Cuidado para não se cortar.
Para pequenos pedaços e lados curvos utilize uma tesoura comum ou com curva. Ao cortar com estilete deve-se passá-lo com firmeza.
Por baixo do EVA deve-se colocar uma placa de duratex ou outro objeto duro para não estragar a mesa.
Para acertar alguma imperfeição nos cortes utilize um pedaço de lixa, passando-a somente na aresta (quina) com muito cuidado.

Para colar existem duas opções:

Cola a quente:
Basta passar a cola entre as partes a serem coladas. O problema é que soltam fios e queima-se a mão com facilidade.
Para não soltar fios após passar a cola pressione (limpe) a ponta da pistola no EVA antes de retirar.

Cola de contato:
  Cuidado com o cheiro da cola, preferencialmente trabalhe com máscara.
Mantenha longe das crianças.

Dicas para utilização da cola de contato:
Passar a cola de contato, sem exagero, nas duas superfícies a serem coladas;
Esperar secar, até não grudar mais ao toque; Juntar as partes.
Depois de juntadas as partes não dá mais para desfazer.

Dicas para utilização da cola de contato para colar pedaços pequenos, por exemplo mosaíco:
Colocar a quantia de cola necessária em um pequeno pedaço de EVA(sobra);
Esperar 1 minuto; Utilizando um outro pedacinho de EVA(sobra) passe na superfície a ser colada;
Coloque a peça no lugar e deixe secar um pouco.

DICAS PARA TRABALHAR COM E.V.A.

Aqui seguem algumas dicas básicas para se trabalhar com E.V.A.:
  1. Use lápis de ponta fina ou agulha sem ponta para riscar, sempre riscando levemente;

  2. Moldes podem ser feitos em cartolina, ou até mesmo com o próprio EVA;

  3. Corte o E.V.A. de preferência com estilete, sempre com bastante firmeza;

  4. Para pedaços pequenos ou curvas, é indicado utilizar uma tesoura convencional ou uma própria para curvas. Movimente somente a folha de E.V.A. e mantenha a tesoura na mesma posição que iniciou o corte;

  5. Para retirar as imperfeições de corte, pode-se utilizar uma lixa, passando nas pontas sempre com muito cuidado;

  6. Para colar normalmente é utilizada a cola quente, pode ser utilizada a cola de contato, que é indicado para o uso com peças pequenas;

  7. O que muitas pessoas ficam em dúvida é: como sombrear o E.V.A.? Fácil. Com o giz de cera, o efeito fica ótimo e o seu trabalho fica muito mais bonito e bem acabado. Aconselho o da marca Acrilex (Gizão), pois já testei de várias outras marcas e não funcionaram;

  8. Uma ótima técnica também é estampar o E.V.A. com um pedaço de tecido. Para colar tecidos no E.V.A. use cola branca (Cascorez - rótulo azul). Pegue uma folha de E.V.A. e passe a cola com um pincel largo, espalhando bem. Depois, aplique o tecido e estique bem, passando as mãos sobre o ele para que não fique com bolhas. Deixe secar bem. Utilize o seu novo E.V.A. estampado, de preferência, no dia seguinte da colagem. Fica perfeito!!!

  9. Quer moldar o seu E.V.A.? Esquente-o com um ferro de passar roupas. Dá pra fazer muitas coisas interessantes, principalmente, moldar pétalas de flores e folhas;

  10. Para deixar algumas partes do E.V.A. gordinhas, é só cortar duas partes e colar deixando um buraquinho e rechear com manta acrílica ou com as próprias sobras do E.V.A.


segunda-feira, 20 de maio de 2013

VÍDEO RECICLAGEM E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL


VÍDEO: VAMOS RECICLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL


VÍDEO VALE A PENA RECICLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL


VÍDEO DIA DAS MÃES


VÍDEO DIA DAS MÃES... MÃE LINDONA



LUCIANA BOLINHA DE SABÃO

UM ABRAÇO ESPECIAL PARA O PESSOAL DE NOVA LIMA!!!...

RECICLANDO POTES DE SORVETE


MARCADORES DE PÁGINAS COM CD


POTE BONECA PORTA-COISAS


DEDOCHES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL



SAPINHOS DE GARRAFA PET